segunda-feira, 24 de Novembro de 2008

Definições dos elementos do teatro


Definições dos elemento do teatro


Cenário (ambiente e mobiliário), Figurinos, Adereços, objectos de cena, iluminação, sonoplastia (música e sons de toda espécie), e música ao vivo.

TÉCNICO: Profissional especializado em actividades de apoio e produção do espectáculo teatral. Entre os técnicos de teatro estão: iluminadores/electricistas, sonoplastas, maquinistas, cenotécnicos, camareiras, maquia dores, contra-regras, directores de cenas, secretários teatrais, costureiras, técnicos de confecção de adereços e assistentes de produção.

Camareira: Pessoa que se encarrega do bom estado dos camarins e das roupas que os actores devem usar em cena, mantendo-as limpas e passadas, é quem organiza o guarda-roupa e a embalagem dos figurinos, em caso de viagem do elenco.

Cenotécnico: Aquele que planeja, coordena, constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem dos cenários, seguindo maquetas, croquis e plantas fornecidos pelo cenógrafo.

Contra-regra: Aquele que executa as tarefas de colocação dos objectos de cena e decoração do cenário; zela pela sua manutenção, solicitando à equipe técnica os reparos necessários; dá os sinais para início e intervalos do espectáculo; é encarregado dos efeitos especiais de luz e som entre outros.

Director de cena: Aquele que se encarrega da disciplina e andamento do espectáculo durante a representação; estabelece e faz cumprir os horários; elabora tabelas de avisos; comunica ao contra-regra as irregularidades ou os problemas com a manutenção dos cenários, figurinos e adereços.

Electricista: Aquele que instala e repara os equipamentos eléctricos e de iluminação; afina os projectores e coloca as gelatinas coloridas segundo o esquema de iluminação do espectáculo; instala e pode manipular o quadro de luz e as mesas de comando dos aparelhos eléctricos.

Sem comentários: